O Crochet está na moda!

Tenho de agradecer à minha mãe o facto de ter sido ela quem me ensinou a fazer crochet, quando eu era miúda. Na escola primária era comum as meninas aprenderem as artes manuais, nomeadamente, coser, bordar, e já mais tarde na secundária, faziam mesmo parte do currículo de Têxteis, a aprendizagem e execução vestuário, de tapeçarias, entre outros trabalhos. Durante algum tempo, e com as constantes remodelações do ensino, estas atividades caíram em desuso, sendo consideradas menores e até desprestigiantes para as mulheres que ambicionavam uma carreira de sucesso fora de casa e longe das tarefas domesticas. Por isso hoje em dia, poucas são as jovens que gostam ou saibam como se faz, ou até mesmo que tenham na família alguém que lhes possa transmitir esse conhecimento.
Felizmente que, de à algum tempo a esta parte, começou a verificar-se uma inversão desta tendência, e embora continuem sem fazer parte das normais atividades curriculares, é muito fácil encontrarem-se sítios, físicos ou virtuais, onde aprender a fazer crochet, tricot, bordados, costura, com cada vez mais pessoas a mostrarem-se interessadas em aprender ou em recordar técnicas à muito esquecidas.

Confesso que na época, o crochet aborrecia-me um pouco pelo facto de a grande aplicação ser em artigos de uso doméstico, ou seja, aprendia-se a fazer o crochet tecendo um entremeio, por exemplo, que depois iria servir para aplicar num lençol, ou então, conjuntos de naperons, toalhas de mesa, enfim, uma variada coleção de artigos para o lar, que iriam, inevitavelmente, parar à nossa sacramental arca de enxoval - quem não teve uma?

Por isso, não descansei enquanto não aprendi a fazer tricot, que pelo menos sempre dava para peças mais úteis, na minha perspectiva de jovem adolescente, tais como camisolas ou acessórios, coisas que podiam ser confecionadas e usadas no imediato.

Com as novas tendências, o crochet surge agora renovado e integrado na moda, sendo que hoje em dia é, a par do tricot, presença constante em peças de vestuário e acessórios nas coleções de muitos criadores e designers.

Fiquem atentas - o crochet está aí, em força e com grande estilo


Beyoncé usando vestido de Julien MacDonald

Cate Blanchett usando "Romance Was Born", uma griffe australiana.

Vestidos Emilio Pucci

Vestido Diane Von Furstenberg

Vestido Oscar de LaRenta

Vários modelos de tops em crochet

Bolero Oscar de LaRenta

A brasileira Sabrina Sato usando uma saída de praia em crochet

Bolsa Syracuse de Gerard Darel

Bolsa "Flap Bag" da Channel

Miss Sicily de Dolce&Gabanna

Outra versão da Miss Sicily de D&G

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar e deixar a sua opinião!
Thank you to stop by and leave a word!